25.8.14

Bombinha de batata

O cardápio deste mês, com restrição a glúten e a lactose, está desafiando minha criatividade. Além disto, a cirurgia de sexta-feira na gengiva deixou minha alimentação ainda mais limitada!

No domingo eu não aguentava mais ver a dupla de "S": Sopa e Suco e lembrei que tinha copiado uma receitinha de Bolinhos de batata e queijo que resolvi experimentar.

Massa
02 e ½ xícaras (chá) de batata amassada
02 ovos com as gemas separadas
01 xícara (chá) de queijo ralado
Sal e pimenta a gosto

Obs: No lugar do queijo ralado, usei 02 fatias de mussarela sem lactose. Cortei em tirinhas e fui picando bem pequenininho. Uma vantagem deste queijo é sua textura e a forma como ele derrete depois de aquecido.

E já que é pra estimular a criatividade, dei uma leve incrementada na receita:
 
Uma pitada de noz-moscada;
03 colheres de sopa de salsa (salsa na minha casa é sempre muita)
01 xícara de frango desfiado 
 
 
Modo de preparo
Misture a batata já cozida e amassada com as gemas e o queijo ralado e temperos.
Bata as claras em neve e misture à massa de batata.
 

 
 
Despeje colheradas da mistura sobre uma forma forrada com papel manteiga. Eu usei papel alumínio, mas uma forma de teflon também vai bem!
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
O forno deve ser preaquecido a 180º. Deixei 20 minutos nesta temperatura e depois mais uns 10 a 15 a 220º para dourar.


  




Minha dica é: faça e tome uma taça de vinho pra acompanhar! Na ocasião, tomei um Toro Loco Crianza 2010, que harmoniza bem com batatas.


Nenhum comentário: